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1.      Qual a vantagem de ter uma marca registrada?

Uma marca registrada evita que alguém use a sua marca e também evita que alguém impeça a sua empresa de usar essa marca. Somente uma marca registrada pode gerar receita através de licenciamento, franquia ou venda (do registro). Somente uma marca registrada pode ser avaliada, contabilizada e, caso precise, ser utilizada como garantia bancária para empréstimos, financiamentos, etc.

2.      Como saber se minha marca pode ser registrada?

Sua marca precisa reunir alguns requisitos exigidos pela lei para ser efetivamente registrada pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O principal requisito é saber se já não existe uma marca idêntica ou muito próxima para o mesmo produto ou serviço. Para isso, é extremamente recomendável que um profissional habilitado auxilie nesse processo, já que existem diversos aspectos legais que influenciam no resultado.

3.      existe outra empresa com o mesmo nome da marca que uso. Posso registrá-la mesmo assim?

É possível registrar marcas idênticas, desde que pertençam a setores diferentes. A exceção fica por conta das chamadas ‘marcas de alto renome’ (como a Nike, por exemplo), nesse caso, os elementos não podem ser copiados em nenhum segmento, pois excedem os limites formais de seus mercados. Nomes e expressões comuns geram marcas fracas e não garantem exclusividade. Marcas descritivas, com alusão direta ao produto, serviço ou localidade também não são aceitas pelo INPI.

4.      Qual o investimento para fazer o registro da minha marca?

O valor da sua marca é equivalente ao peso que você atribui à ela. Na hora de fazer um balanço do custo-benefício entre registrar sozinho ou contratar uma empresa, lembre-se que sua marca tem um valor muito maior do que os custos da contratação de uma empresa séria e de qualidade como a Wettor para fazer isso para você. Temos mais de 25 anos de experiência e estamos entre as 20 maiores do país!

5.      Qual é o “prazo de validade” de um registro de marca?

No Brasil o registro de uma marca vale por dez anos e pode ser renovado (a cada 10 anos) sem limite máximo de renovações. Mas o titular da marca tem que solicitar a renovação do seu registro durante o nono ano de vigência do registro, caso contrário ele pode perder a marca.